A Associação aposta no desenvolvimento de projetos agrícolas em terrenos próprios, adquiridos pela Associação, bem como promove a exploração de terrenos de outrem, em parceria com os seus proprietários, visto que existem cada vez mais áreas ao abandono das lides agrícolas. Esta situação decorre da maioria da população da Freguesia ser envelhecida e da elevada emigração das camadas mais jovens.
Esta aposta prende-se com a plantação de culturas típicas da área do concelho de Santana, como o trigo, o inhame, entre outras, bem como, frutícolas, como a banana, o limão, o maracujá, entre outros.
Assim, a Associação está a iniciar o seu processo de produção de produtos locais e regionais e respetiva comercialização contribuindo assim, para a promoção da nossa agricultura e para a preservação da nossa paisagem agrícola e da nossa identidade.
Este projeto tem como objetivo base a criação de postos de trabalho, numa tentativa de contribuir para a fixação de jovens e famílias na freguesia da Ilha e no concelho de Santana.