Caminhadas

Caminhar na Madeira constitui uma actividade revigorante, excitante e altamente compensadora. O pedestrianismo é um dos desportos mais praticados pelos madeirenses e pelos milhares de turistas que todos os anos visitam a Região, constituindo as levadas um dos mais belos cartazes turísticos da Madeira.

Pela Freguesia da Ilha passam alguns dos mais emblemáticos percursos da Madeira.

Clique no tabulador abaixo e descubra mais.

PR. 1 Vereda do Arieiro
PR. 1.1 Vereda da Ilha
PR. 1.2 Vereda do Pico Ruivo
PR. 1.3 Vereda da Encumeada
PR. 9 Levada do Caldeirão Verde
Vale da Lapa
PR. 1 Vereda do Arieiro (Pico Arieiro - Pico Ruivo)
Distância
7 Km
Duração
3h30min
Dificuldade
Difícil
Altitude Máx/Min
1861m/1542m
Início
Miradouro do Pico do Areeiro
Fim
Pico Ruivo

Através do maciço montanhoso central, em área integrante da Rede Natura 2000, esta vereda liga os picos mais altos da ilha, o (Pico Ruivo 1861m) e o Pico do Areeiro (1817 m. É um percurso de 7 Km (com uma duração de 3h30m) com início no Miradouro do Pico do Areeiro e fim no Pico Ruivo.

Flora: Viola paradoxa (Violeta-da-Madeira); Erica maderensis (Urze-da-Madeira); Orchis scopolorum (Orquídea-da-Rocha); Helychrisum melaleucum (Perpétua-branca); Echium nervosum (Massaroco); Argyranthemum pinnatifidum (Estreleira).

Fauna: Pterodroma madeira (Freira da Madeira); Anthus berthelotii madeirensis (Corre-caminhos); Apus unicolor (Andorinha-da-serra); Fringilla coelebs maderensis (Tentilhão); Regulus madeirensis (Bis-bis).

PR. 1.1 Vereda da Ilha (Pico Ruivo - Ilha)
Distância
8,2 Km
Duração
3h
Dificuldade
Média
Altitude Máx/Min
1764m/485m
Início
Casa de Abrigo do Pico Ruivo
Fim
Freguesia da Ilha

Este percurso tem o seu início na casa de abrigo do Pico Ruivo e fim na freguesia da Ilha, mais precisamente na Achada do Marques. Durante esta caminhada de 8,2 Km, desfrutará de paisagens magníficas. Poderá contemplar o imponente Maciço Montanhoso Central e desfrutar da calma da floresta Laurissilva. À medida que avança na caminhada, é provável que aviste o Bis-bis, o mais pequeno dos pássaros existentes na Madeira e também o curioso Tentilhão.

Flora: Urze scoparia (Urze).

Fauna: Regulus maderensis (Bis-bis); Fringilla coelebs maderensis (Tentilhão); Columba trocaz (Pombo Trocaz).

GPS do percurso

Nota: Mapa elaborado pela idcGEO.

PR. 1.2 Vereda do Pico Ruivo (Achada do Teixeira - Pico Ruivo)
Distância
2,8 Km (+ 2,8 Km regresso)
Duração
1h30min
Dificuldade
Média
Altitude Máx/Min
1861m/1535m
Início
Achada do Teixeira
Fim
Achada do Teixeira

Com início na Achada do Teixeira, esta vereda sobe ao longo do lombo que separa as encostas do Faial das de Santana e da Ilha, até atingir o topo do Pico Ruivo, proporcionando magníficas paisagens sobre o vale da Ribeira Seca, Pico das Torres, Pico do Areeiro, Parque Florestal das Queimadas e Achada do Marques. Toda esta área, devido à sua excepcional riqueza natural, integra a rede europeia de sítios de importância comunitária – Rede Natura 2000. Nesta zona as mudanças meteorológicas são repentinas e frequentemente esta área ficar mergulhada num mar de nuvens, que apesar de ser um belo espectáculo, requer cuidados redobrados.

Flora: Erica platycodon subsp. maderincola (Urze-das-vassouras); Erica arborea (Urze Molar).

Fauna: Apus unicolor (Andorinha-da-serra); Fringilla coelebs maderensis (Tentilhão).

PR. 1.3 Vereda da Encumeada (Pico Ruivo - Encumeada)
Distância
11,2 Km
Duração
6h
Dificuldade
Difícil
Altitude Máx/Min
1751m/1000m
Início
Casa de Abrigo do Pico Ruivo
Fim
Encumeada

Este trilho percorre a vereda do Pico Ruivo, desde a Achada do Teixeira até à Casa de Abrigo do Pico Ruivo. Tem início na Casa de Abrigo do Pico Ruivo e caracteriza-se por frequentes subidas e descidas em altitudes. No percurso são encontradas várias furnas escavadas nas rochas como a Furna da Lapa da Cadela, onde antigamente se abrigavam os homens que por aqui passavam com a principal missão de cortar urzes para estacaria, lenha ou para produção de carvão vegetal. No cruzamento da Boca das Torrinhas poderá ver os vales do Curral das Freiras e o prazer de contemplar as paisagens a sul (Serra de Água) como os vales de São Vicente a Norte.

Flora: Laurus novocanariensis (Loureiro); Rhamnus glandulosa (Sanguinho); Echium candicans (Massaroco); Dactylorhiza foliosa (Orquídia-da-serra);Ocotea foetens (Til); Clethra arborea (Folhado); Erica scoparia ssp maderensis e Erica arborea (Urzes).

Fauna: Regulus maderensis (Bis-bis); Lacerta dugesii (Lagartixa-da-madeira).

PR. 9 Levada do Caldeirão Verde (Queimadas - Caldeirão Verde - Caldeirão do Inferno)
Distância
6,5 Km (+ 6,5 Km regresso)
Duração
5h30min
Dificuldade
Média
Altitude Máx/Min
980m/890m
Início
Parque Florestal das Queimadas
Fim
Parque Florestal das Queimadas

A levada do Caldeirão Verde é uma impressionante obra de arte construída no século XVIII, com início no leito principal da Ribeira do Caldeirão Verde e transportando a água que escorre das mais altas montanhas da ilha da Madeira, para o regadio dos terrenos agrícolas da freguesia do Faial. Seguindo a levada desde as Queimadas e caminhando cerca de 6 Km por entre floresta e túneis escavados na rocha basáltica aprecie ao chegar ao Caldeirão Verde uma brisa refrescante e o tilintar da água que cai num fio pela enorme garganta que é o Caldeirão Verde.

Flora: Ocotea foetens (Til); Clethra arborea (Folhado); Urze scoparia (Urze); Phyllis nobla (Cabreira).

Fauna: Regulus maderensis (Bis-bis); Fringilla coelebs maderensis (Tentilhão).

Vale da Lapa (Parque Florestal das Queimadas - Achada do Marques)
Distância
9,5 Km
Duração
3h30min
Dificuldade
Média
Altitude Máx/Min
980m/890m
Início
Pico Ruivo
Fim
Parque Florestal das Queimadas

Partindo do Pico Ruivo e tomando a vereda da Ilha em direcção ao Caldeirão Verde, à chegada do segundo túnel encontra-se uma vereda que conduz até ao Posto Florestal das Queimadas.

Flora: Urze scoparia (Urze); Ocotea foetens (Til); Clethra arborea (Folhado); Phyllis nobla (Cabreira).

Fauna: Regulus maderensis (Bis-bis); Fringilla coelebs maderensis (Tentilhão).